domingo, 22 de maio de 2011

DJ Walter Gibbons: Ele Ajudou A Inventar O Edit & O Remix Comentar

 


Preste muita atenção nesta coletânea, lançada agora pelo selo Strut. Se chama Mixed With Love: Essential & Unreleased Remixes 1976-1986, do nova-iorquino Walter Gibbons.
Walter Gibbons é matéria básica na história do DJ e do remix. Um tímido e extremamente técnico discotecário, Gibbons ajudou a projetar a desenhar a da dance music moderna com suas ideias.
Nos anos 70, em Nova York, Gibbons se dedicava a criar edits ao vivo de faixas disco. Na hora e na raça, mas com incrível precisão. Foi um dos primeiros a investir pesado em edits próprios, exclusivos.
Assim como a molecada do hip hop começava a fazer no Bronx, Gibbons pegava duas cópias do mesmo disco e tornava um break de percussão de 30 segundos em uma jornada rítmica de três minutos. Muito antes de faixas com bateria eletrônica, cuja batida não varia; décadas antes do Ableton Live e seus controladores. Muitos desses edits Walter depois reproduzia no estúdio, gravando acetatos exclusivos.
Boa parte da máfia DJ de Nova York da época ia assistir Walter Gibbons tocar na sua residência, no Galaxy 21. Era um after hours, então a maioria dos colegas já tinha cumprido sua jornada e podia ir ali admirar as habilidades de Gibbons. Foi assim que ele construiu sua reputação de “DJ dos DJs”.
REMIXES PIONEIROS
Logo, Walter Gibbons foi chamada para traduzir suas ideias para o vinil, sendo um dos primeiros caras a assinar remixes. Fez muitos para o selo Salsoul, o templo da disco, onde transformou faixas de três, quatro minutos de Loleatta Holloway e Double Exposure em longos épicos para a pista de dança. Uma de suas marcas era enfatizar e isolar as partes rítmicas.
Um bom exemplo está aqui (aliás, faixa cheia de referências esportivas, o título querendo dizer “me pega no rebote”).

O começo ele não mexe muita, deixa a canção fluir. Mas a partir dos 2:26, começa a desconstrução. Normal para os dias de hoje, bastante revolucionário para o ano de 1978.


Para Walter, a batida tinha direito a longos trechos onde podia brilhar sozinha, livre de vocais ou melodias. Esse estilo, digamos, “tribal” logo ganhou apelido de “jungle music” (daí o nome da compilação). O DJ não sabia, mas estava aí estabelecendo o conceito que orientou toda a música eletrônica moderna.
Outro exemplo bom é seu trabalho em “Doin’ the Best That I Can”, de Bettye LaVette. Repare na percussão, sempre em evidência.

Infelizmente, Loleatta não está na compilação, mas Betty está. A seleção inclui também o que pode ser chamada de “segunda fase” de Gibbons. Na virada dos anos 80, ele se torna evangélico e some da cena noturna. Retorna em alguns anos com um novo selo, Jus Born (“recém-nascido”, referência ao seu status de “born again Christian”,termo usado nos EUA para os recém-convertidos, “renascidos”).
E é pelo Jus Born que ele coroa seu formidável currículo de lançamentos com a música “Set It Off”, do Strafe. Esquisita, hipnótica, claustrofóbica… mas que acabou virando um daqueles hits improváveis do underground. “Set It Off” é magnífica, talvez você já tenha ouvido em algum porão da vida.

Walter Gibbons morreu de doença relacionada à AIDS em 1994.
Merece estar no Olimpo da cultura DJ pela sua contribuição pioneira.
Abaixo as faixas de Jungle Music.

Tracklist
CD 1

01. Jakki – Sun… Sun… Sun… (Walter Gibbons Original 12-inch Edit)
02. Double Exposure – Ten Percent (Walter Gibbons 12-inch Mix)
03. TC James & the Fist O’Funk Orchestra – Get Up On Your Feet (Keep On Dancin’) (Walter Gibbons Mix)
04. Gladys Knight – It’s a Better Than Good Time (Walter Gibbons 12-inch Mix)
05. Salsoul Orchestra – Magic Bird of Fire (Fire Bird Suite)
06. Sandy Mercer – Your Are My Love (12-inch Version)
07. Bettye Lavette – Doin’ the Best That I Can (Walter Gibbons 12-inch Mix)
CD 2
01. Arthur Russell – See Through (Walter Gibbons Mix)
02. Dinosaur L – Go Bang (Walter Gibbons Unreleased Mix)
03. Strafe – Set It Off (Walter Gibbons 12-inch Mix)
04. Arts & Craft – I’ve Been Searching (Walter Gibbons 12-inch Mix)
05. Luv You Madly Orchestra – Moon Maiden (12-inch Mix)
06. Stetsasonic – 4 Ever My Beat (Beat Bongo Mix)
07. Harlequin Fours – Set It Off (US 12-inch Version)

Página Anterior Próxima Página
Tags: Baixar Vídeo, Download Vídeo, Assistir vídeo, Baixar Audio, Download Audio, Baixar MP3, Download MP3, Download DivX, Baixar DivX, Download AVI, Baixar AVI, Baixar MP4, Download MP4, Download MPG, Baixar MPG, Baixar FLV, Download FLV, Download M4A, Baixar M4A, Baixar no celular, Download no celular, Baixar no Ipod, Download no Ipod, Baixar 3GP, Download 3GP, Baixar HD 480p 720p 1080p, Full HD, Download HD 720p 1080p, Alta definição, HDTV, BRRIP. DVDrip